quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Introdução a uma postura consciente perante cosméticos

A pele é o maior órgão do corpo humano e , embora seja uma eficiente "barreira" que separa o ambiente externo do interno , absorve muito do que entra em contato com ela .
"Que bom !" Você pode pensar , "pois é essa absorção que me permite ter uma cútis hidratada com todos os cremes caríssimos que eu compro !" É , poisé ..
Mas você já parou pra pensar sobre os ingredientes dos cremes , pastas e shampoos que você usa diariamente no seu querido corpo ?

Sim , isso mesmo , lá vai a louca suja falar mal dos cosméticos ; mas me acompanhe (se tiver coragem) em alguns questionamentos que podem ser esclarecedores .

  • De onde vem as noções de "higiene" que temos hoje em dia ? 
Da maior fonte de modelação mental de todos os tempos : a televisão , é claro ! Desde a sua invenção , toneladas de propagandas foram socadas nas cabeças dos telespectadores durante gerações , definindo completamente seus estilos de vida , crenças e padrões de comportamento e consumo , dentro dos quais nascemos e sobre os quais nem nos questionamos porque já os tomamos como certos .

A verdadeira limpeza que a TV fez :
lavagem cerebral dos espectadore
Lavar os cabelos , escovar os dentes e limpar a casa só faz sentido se tiver muuuita espuma , certo ? E é claro que você só é considerada uma pessoa limpa e higiênica se fizer uso de todos os cosméticos específicos para cada parte do corpo , né ? E obviamente meus filhos só sobreviverão no mundo se eu protegê-los usando sabonetes que irão matar 99% das bactérias , não é mesmo ?


Hmm , não ! Mas anos e anos de propagandas de crianças alegres tomando banho com tufos de espuma na cabeça e escovas de dentes com quilos de pasta nos convenceram inquestionavelmente do contrário .

Urgente ! Aprender a diferenciar real limpeza de mero propagandismo
Além disso , as indústrias química/ farmacêutica/ cosmética em ascensão , trataram de convencer toda a população de que seus produtos era/ são inofensivos , e que na verdade são até benéficos para o corpo , devendo ser utilizados todos os dias .
Outra coisa extremamente nociva a saúde (física e mental , especialmente das mulheres) e rentável para o bolso dessas indústrias , foi a ideia , atualmente indissociável , de beleza com maquiagem .

(Isso até me lembra dois posts de anos atrás onde falei sobre padrões de beleza : Parte I e Parte II . Eu novinha sendo fófis s2 hahahah )

Elizabeth Arden - "Poucas nascem belas , mas todas podem alcançar a beleza.."

Maybelline - "Veja a diferença que maybelline faz"
  



Inclusive recentemente , em meio ao pleno afã do feminismo e libertação gradual da mulher de estereótipos ultrapassados , vem a monga da Boticário com uma propaganda horrorosa sugerindo que se as mulheres se "cuidassem" e maquiassem todos os dias , os divórcios não seriam tão frequentes ¬¬ (veja essa propaganda infame aqui)

  •  Mas , afinal de contas , o que tem de tão horrível nos cosméticos ?

Nada de mais , se não fosse pelos metais pesados , pesticidas , cancerígenos , desengordurantes , desreguladores endócrinos , aditivos plásticos , tóxicos reprodutivos , neurotoxinas e muito mais , que passamos todos os dias no rosto , corpo e boca , e nos de nossas crianças , sendo absorvidos pela pele e indo direto pra corrente sanguínea (é o mesmo princípio dos medicamentos adesivos : anticoncepcionais , nicotina , analgésicos etc , oras !).

Nossa pele produz diariamente um sebo natural para nos proteger de substâncias nocivas do ambiente externo , e nós exaustivamente retiramos essa proteção natural utilizando sabonetes , que deixam nossas peles secas , fato que remediamos nos lambuzando de cremes hidratantes . Genial , não ?!

Somado a isso , a indústria de cosméticos não mede esforços em pesquisas para aperfeiçoar os produtos no sentido de burlar a impedência (impermeabilidade) da pele , fazendo com que ela absorva cada vez mais os cosméticos e suas substâncias tóxicas nojentas .




Formol , uréia , parabenos , óleos minerais e outros derivados do petróleo , propilenoglicol , alumínio , chumbo , cádmio , cobre , manganês , triclosan , lauril sulfato de sódio .. são alguns exemplos de cancerígenos , detergentes fortes , metais pesados e alergênicos que compõem o batom , protetor solar , creme hidratante e esmalte nosso de cada dia .

Uma rápida pesquisa pode esclarecer em pormenores técnicos tudo a respeito dessas substâncias . No entanto , eu e você não somos químicos e não vamos decorar nada disso (mas a nível de curiosidade , funciona otimamente bem) , nem vamos pra farmácia com uma lista gigantesca de ingredientes tóxicos , ficar lendo embalagem de cosmético só pra sair de lá aterrorizado ao constatar que praticamente nada nas prateleiras é seguro . Portanto , pra simplificar minha vida eu adotei a máxima tilelê que diz :


Para saber mais sobre ingredientes podrões , recomendo essa lista do Lookaholic .
Ela também dá uma lista de marcas mais responsáveis nesse link .

  • A história dos Cosméticos em oito minutos

Sempre acho válido complementar as postagens com vídeos explicativos , e aqui #ficaadica de um vídeo que todo mundo deveria assistir , da série "The history of stuff" : A história dos Cosméticos . Em apenas oito minutos ele dá uma pincelada em tudo o que a gente precisa saber pra ficar ligado no assunto e repensar nossos hábitos de consumo , mencionando como os ingredientes nocivos desses produtos podem estar ligados ao câncer , autismo , dificuldade de aprendizagem , asma , problemas de infertilidade , e muitos outros , todos observados somente a longo prazo .

se você tiver muita pressa mesmo , é só clicar 
na engrenagenzinha do vídeo e aumentar a velocidade



  • Eu , você e a natureza somos um só
Quando a Annie Leonard fala sobre "toxics in , toxics out" podemos interpretar para além do fato óbvio de que estaremos nos intoxicando se usarmos produtos que contêm ingredientes tóxicos , mas estaremos também prejudicando e poluindo a natureza .
Vários desses componentes não são biodegradáveis , ou seja , não dá pra se livrar deles ! Estes se perpetuam na cadeia alimentar indo do nosso ralo ao nosso prato , através da água .

Entenda melhor o que são microbeads ,
que já estão sendo banidos de alguns estados dos EUA
  • Ok , mas realmente dá pra viver sem cosméticos ?
Sempre que tiver essa dúvida com relação a alguma coisa basta se perguntar : "Como meus bisavós faziam ? Como outras culturas não-ocidentais sobrevivem sem isso ?"
A natureza é perfeita e maravilhosa , e estamos amparados por ela desde o início da existência da nossa espécie , em todas as nossas necessidades fisiológicas , porque fazemos parte dela , simples assim !

Existem sim alternativas naturais para os cosméticos !
Diante da quantidade de informações que temos , disponíveis em apenas alguns cliques , não temos o aval da ignorância para continuarmos o nos prejudicar , e ao planeta .
Pretendo escrever vários posts sobre como se livrar totalmente do uso de produtos industriais (cosméticos e de limpeza) , mas você pode também escolher financiar empresas que correspondam a suas crenças : elas existem e precisam de público para crescer ! À medida que o povo vai acordando , começa a modificar seus hábitos de consumo , e esse é um dos meios muito eficazes de dizer às empresas o que queremos e o que não aceitamos mais .
É claro que a internet é vasta , e sempre vai ter gente quadrada a postos pra zombar e atirar pedras em quem ousar cruzar a linha do senso comum , mas é a vida .. como dizia Raul Seixas "Prefiro ser considerado louco , num mundo onde 'normais' constroem bombas ."

Tudo isso pode parecer muito complicado , mas antes de deixar a sua zona de conforto prevalecer diante de verdades tão gritantes , pensa comigo .. o que é mais simples : continuar mandando pra dentro do nosso corpo substâncias tóxicas diariamente , financiar testes em animais , exploração desenfreada dos combustíveis fósseis (ingredientes de cosméticos e embalagens sem fim que vão entulhar os lixões) e a poluição afim de corresponder a padrões de beleza que nos foram impostos OU cuidar da saúde , da beleza e do mundo através de uma boa alimentação e escolhas tomadas conscientemente ?



São inegáveis as melhorias que obtivemos a partir do avanço da tecnologia e pesquisas farmacêuticas , porém isso não serve de desculpa para estacionar nesse estado de insanidade irrefletida em que nos encontramos . Somos seres evoluídos e pensantes (ou pelo menos é o que achamos) e temos sim o poder de tomarmos decisões mais conscientes em prol de um bem maior .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...