segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mente , Consciência e Linguagem .



Leia até entender . ATÉ ENTENDER !

 "Vejo-me concordando com o eminente filósofo de Cambridge, Dr. C. D. Broad, 'que devemos considerar a sugestão de que a função do cérebro humano, do sistema nervoso e dos órgãos sensórios é principalmente    eliminativa, e não produtiva' . A função do cérebro e do sistema nervoso é proteger-nos de sermos soterrados e confundidos por essa massa de conhecimento  inútil  e, em sua maioria, irrelevante, deixando de fora a maior parte do que, em caso contrário, perceberíamos ou recordaríamos a qualquer momento e deixando apenas aquela seleção muito pequena e especial que tem probabilidade de uso prático. De acordo com  essa teoria, potencialmente cada um de nós é Mente Livre. Mas como somos animais, nosso negócio é sobreviver a todo custo. Para tomar possível a sobrevivência biológica, a Mente Livre precisa ser afunilada através da válvula redutora do cérebro e do sistema nervoso. O que sai do outro lado é  um mísero fiapo do tipo de  consciência  que nos ajudará a permanecer vivos na superfície deste planeta em particular. Para formular e expressar o conteúdo dessa consciência reduzida, o homem  inventou e elaborou infinitamente   os sistemas   simbólicos e as filosofias implícitas a que chamamos de linguagens. Cada indivíduo é ao mesmo tempo beneficiário e a vitima da tradição lingüística em que nasceu. Aquilo que, na linguagem  da religião, é  chamado de"este mundo" é o universo da consciência reduzida, expressa e, pode-se dizer, petrificada pela linguagem. Os vários"outros mundos" com os quais os seres humanos  fazem  contato erraticamente são elementos da  totalidade da consciência  pertencente à Mente Livre. (...)  Desvios temporários podem      ser obtidos espontaneamente ou em resultado de "exercícios espirituais" deliberados (...) ou através de drogas."

Aldous Huxley

Baixe aqui O Alimento dos Deuses .

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o cérebro como valvula redutora , pra min isso faz todo sentido, e utilizar-se de substancias para ''quebrar'' essa valvula, ou como huxley diz, apenas abrir as portas para os antípodas da mente,encontrar esses seres que estão presente na nossa mente, porém do outro lado dessa porta,faz mais sentido ainda! huxley também diz que , quem uma vez consegue abrir essa porta, e ''visitar'' o outro lado da mente, nunca mais será a mesma pessoa!
    coloca aê em anexo ''as portas para percepção'' !

    ResponderExcluir
  3. http://culturadigital.br/contraculturadigital/files/2012/02/Aldous_Huxley-As_portas_da_percepcao.pdf


    ai Ó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stéééfano ? Que honra você por aqui !! Até agora não li esse , obrigada pelo link ! vou incluir agora mesmo (;

      Excluir
  4. haha, legal , achei que vc até já tinha lido, é um livro muito esclarecedor , e a primeira parte '' as portas para percepção é também bem simples! vou tentar colocar um trexo aqui que tem bastante relação com oq vc colocou aê!

    "http://tinypic.com?ref=2jakyuv"

    ResponderExcluir
  5. http://tinypic.com/r/2jakyuv/6

    ResponderExcluir
  6. http://i50.tinypic.com/2jakyuv.jpg


    agora acho que deu! hauihauihaiaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...