segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nossa Brasilia , a do Eduardo e da Mônica .



(As fotos estão lindas ! Clique para ver melhor :)
Eu procurei , procurei desesperadamente mas não encontrei , então nada mais me resta a não ser escrever eu mesma de maneira bem mais rala que o autor original , algo que pensamos em comum sobre Brasilia .
Falo sobre o artigo de um jornal (Correio Brasiliense ou algum gratuito de Brasilia) que saiu ano passado , perto do lançamento daquela propaganda da Vivo da história do Eduardo e Mônica e a infeliz idéia de fazê-la se passar em São Paulo . O que o autor do artigo que eu não encontrei ):  fala , era exatamente o que eu pensava .
A começar por - porque me deu vontade de escrever sobre isso agora , 1 ano depois ?
Ando tendo muitas idéias sobre Brasilia , associadas à grande paixão e admiração pela cidade , que só quem mora aqui entende . Mas não sobre a cidade-turística , os monumentos do eixo monumental nem nada disso .
É sim a beleza das quadras residenciais , das árvores da cidade , dos elementos comuns e diários dos brasilienses .
Aí entra o facebook e o instagram , que por um lado produzem fotógrafos irritantes de comidas e coisas inúteis (como todo aplicativo fotográfico desde o flogão) e por outro lado também geram fotógrafos paisagísticos e falando sobre o tempo ou fenômenos naturais diários , e os usuários brasilienses desse aplicativo simplismente mandam demais . Não levando em consideração o dom ou não pra fotografar , Brasilia-linda já é o fator principal , com o céu mais lindo de todos , as árvores escondendo ou deixando passar a luz , a altura de onde nós estamos , os próprios monumentos nas diferentes horas do dia , incrivelmente TUDO é bonito , as fotos de arco-íris depois das chuvas repentinas e constantes da cidade (que depois viram sol) e as vezes até aquele por-do-sol pego no trânsito (:
Esses fotógrafos sim me alegram e fazem bom uso do instagram HAHAHA e me fizeram ter vontade de escrever .
 
O que isso tudo tem a ver com o "Eduardo e a Mônica mal-arranjados no espaço" é o que todo bom brasiliense sabe . Não é só porque é um romance como vários que se pode acontecer em qualquer lugar , ORA BOLAS !
Todo mundo sabe que o Eduardo e a Môncia se encontraram sem querer e depois foram pra uma festa estranha e com gente esquisita , muito provavelmente num desses bares do plano piloto , na UnB (festa estranha com gente esquisita!!! certeza que foi lá hahaha) ou , pelo jeito da Mônica , talvez no balaio café (infelizmente nem imagino os eventos e lugares mais badalados da época do Renato) .
Sem falar na parte descontextualizada do vídeo sobre o parque da cidade !

O fato É QUE ! o romance está inserido num contexto totalmente específico , e por seus detalhes , especial , acontecendo em Brasilia , e só ali ele pode ser representado .




Nós associamos o casal a toda carga emocional espacial que temos pelo lugar , não sei nem usar outras palavras porque .. é isso mesmo !
Nós brasilienses os imaginamos andando de bicicleta no Parque da Cidade de verdade , de mãos dadas no olhos d'agua , descansando na sombra de uma árvore depois de caminhar um pouco no eixão no domingo , acordando com os pássaros numa quadra arborizada do plano piloto , frequentando os eventos gratuitos da esplanada , o Teatro , o CCBB , umas coisas mais cults de vez em quanto , os bares , pubs ; tomando um suco no bendito suco , assistindo uns filmes no cineBrasilia e umas comédias no teatro dos bancários , nadando no lago Paranoá , visitando a Torre no domingo , namorando em algum lugar com a visão incrível da terceira ponte (tá tá , na época deles não existia!) o Eduardo passando pra UnB , os dois indo curtir um feriado na chapada com os amigos doidões da Mônica e tudo mais ! Eles são a representação emocional do que sentimos pelo espaço físico que vivenciamos em Brasilia ! (:



Assim como nós , viveram e criaram suas histórias nesses espaços , ISSO os torna especiais , ISSO torna o sentimento comum que a gente entende . Passando de mãos dadas por uma passarela por baixo do eixão , dirigindo por umas tesourinhas , comendo umas amoras maduras pela rua etc etc . Muitos Eduardos e Mônicas já passaram por aqui .
É dessa beleza sutil que eu estou falando , que algumas pessoas entendem , e muitas registram , tudo isso me deu vontade de escrever sobre , e juntar algumas imagens que tenho visto e achado lindas .
Porque Brasilia é liiiinda e especial de mais ! ((:

Se você é mais um brasiliense que guarda essas imagens maravilhosas da cidade , me mande ! geo_m_n@hotmail.com . Vou guardar todas com apreço e elas têm a ver com as idéias que eu disse que ando tendo sobre Brasilia , então serão úteis pra mim (:

Então boa noite brasiliense pra vocês !

Fotos : Lucy Adorni , Flickr , Yohanna Cordeiro , Bruno Ferreira , Beatriz Carriço , Sofia Zagallo , Marcus Vieira .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...