quarta-feira, 14 de março de 2012

Como fazer um filtro dos sonhos


Diferente do que geralmente deveria ser , o que mais as pessoas me pedem não são filtro dos sonhos , é o famoso "me ensina a fazer um filtro dos sonhos!" . Mas geralmente é difícil porque as pessoas estão longe ou a gente não se encontra .. então desenhei um esqueminha embora tenha pensado em fazer um video , mas acho que ficou até ~compreensível . Claro que pessoalmente é bem melhor , existem alguns detalhes que não constam aqui , mas o básico é simples e é fácil de pegar o jeito e aprender o resto instintivamente .

Primeira coisa , para fazer a estrutura do filtro , costumeiramente usamos cipós , mas também pode-se usar galhos flexíveis como os de salgueiro , goiabeira , amoreira .. as regras são - sempre teste a flexibilidade do galho dobrando-o ANTES de arrancá-lo da árvore e sempre AGRADEÇA antes de arrancá-lo .

Agora enrole o (os) galho(s) e forme um circulo com ele . se vira .

Para começar a tecer você precisará estimar a quatidade de fio que vai usar . não existe um padrão pra isso , vai depender de quão grande ele é e da distância entre os pontos , então tire uma boa quatidade de fio . as vezes muito fio atraplha . se o fio acabar , basta fazer um nó discreto pra juntar mais fio e cortar as pontinhas . com o tempo voce vai aprendendo mais ou menos a quantidade no olhômentro . faça um nó no ponto da estrutura que voce escolher que fique pra cima (por onde o filtro vai ser pendurado) . para o primeiro ponto , siga o desenho (to torcendo pra que dê pra entender !) primeiro o fio passa pra traz do cipó e depois por dentro do proprio fio , formando um "ézinho" .

Faça esses pontos por todo o cipó com distâncias aproximadamente iguais . Quanto mais juntinhos os pontos , mais fechada a teia vai ficar e no final nota-se um padrão de desenho de flor nas linhas ; quanto mais distantes os pontos , mais aberta a teia , se aproximando de um padrão estrela .

(Ignore essas setas da lateral) Para fazer o primeiro ponto da segunda carreira , deixe o ultimo ponto do cipó um pouco distante do nó (mas só um pouco , não dê tanto espaço como se fosse um ponto normal)e passe a linha por dentro da linha que fica entre o nó e o primeiro ponto do cipó , dando a mesma voltinha por tráz da linha de cima e depois por dentro dela mesma .

Puxe a linha tensionando o fio , deixando o ponto bem no meio da linha entre os dois pontos do cipó , formando assim um ponto triangular .

Durante todo o processo de fazer o filtro , mantenha o fio bem esticado , tensionando e mantendo o preso entre o dedo polegar e o indicador o ultimo ponto que voce acabou de fazer e com o outra mao faça o próximo . Continue fazendo pontos infinitamente até fazer o nó final , se quiser acrescente uma miçanga/semente/ o que voce quiser . Existe um outro jeito de fechar o filtro que deixa o buraquinho do meio mais circular , mas esqueci de desenhar , talvez da próxima eu explique junto com outros detalhes .

Poisé , esses dias os ovos da minha aranha eclodiram e isso me deixou muito animada e com muitas aranhazinhas no aquario . Gravei um video dela pegando uma formiguita .



Também assisti alguns documentários onde aprendi novas coisas muito legais sobre as aranhas e entao resolvi ensinar logo como se fazem os filtros . Se quiserem aprender com elas :



Jájá posto as coisas que tenho feito . beijos !

7 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...