segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minerva e Arcne

Há alguns posts disse que ia postar uma história assim que tivesse tempo e aqui estou pra contar uma das minhas preferidas , que tem tudo a ver com tecelagem , contada pela mitologia .
Conta-se que vivia em Colonon uma moça muito bonita chamada Aracne , filha de tintureira , logo , muito boa no bordado . Ela era tão boa artista que até as ninfas vinham admirar suas obras , seus trabalhos eram disputados por todas as mulheres da cidade e até de longe .
Tanta era a fama de aracne que um dia Minerva ( Atena , na mitologia grega ) que além de deusa da guerra é também a deusa das artes , foi conferir , mas transformada em uma simples velhinha .
Foi conversar com Arcne que estava tecendo , elogiando seu trabalho e sugerindo que seus dons artísticos deveriam ser atribuidos e agradecidos à deusa Minerva . Arcane ignorou seu conselho e zombou dela , Minerva irritada com tanta arrogância se apresentou em sua forma de deusa propondo na mesma hora um desafio.

( muito fofinha essa imagem , encontrei aqui )

As duas começaram a bordar , sendo assistidas pelas ninfas . Minerva escolheu bordar a cena de uma de suas lutas , representando a glória dos deuses , já Aracne bordou o rapto da bela europa pelo deus Júpiter , representando os deuses e seus enganos ..
Irritada com tanta petulância vindo de uma simples mortal , minerva destruiu o bordado de aracne , que ofendida também destruiu o bordado da deusa !
Como castigo final , Minerva a transformou em uma pequena criatura cheia de pernas e já ia se retirar dando o assunto por encerrado .
Mas Aracne subiu em uns galhos e com suas perninhas ágeis começou a costurar um manto com uma fina seda que saia de seu dorso . Minerva viu surgir diante de seus olhos um magnífico bordado circular que excedia a tudo o que ela antes já fizera como se aracne , mesmo sob aquela forma inferior , tivesse se tornado ainda mais talentosa com seus diversos braços .
Só então a deusa retirou-se com ar de derrota .


É claro que existem várias versões , cada uma com detalhes diferentes , mas mitologia não se discute e essa é a minha (:
Embora tenha uma origem na arrogância e vaidade , é muito interessante e tem tudo a ver comigo ( Narcizo , vaidade .. ) , e é das teias de aranhas que nasceram as teias dos filtros (:
beijos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...