terça-feira, 28 de setembro de 2010

Padrões de beleza - pt 1

Oi ! Antes de começar um novo post gostaria de agradecer aos que me mandaram as fotos pra participar da promoção , fico muito feliz com a participação de vocês ! :D
E quem ainda não mandou , MANDE , dá tempo (:

beleza !

Esse é um assunto sobre o qual eu queria falar já há um tempo mas não sabia por onde começar já que é beem abrangente : padrões de beleza .
Os padrões de beleza têm uma longa história de admiração e realização para os que o atingem e desgosto , exclusão e métodos sádicos para os atingir para aqueles que estão fora do padrão . Desde o espartilho , passando por sapatinhos japonses minúsculos até chegar ao nosso salto alto e depilação com cera , as mulheres tiveram que sofrer a dor da estética ao longo do tempo , de maneiras diferentes ao longo das épocas .

Vênus pré histórica - eles valorizavam a saúde e capacidade de 'parir'

a beleza renascentista com suas curvas e .. celulites !

pin up , modelos de beleza dos anos 30 .

Marylin e sua cicatriz - anos 50
Sophia Loren , considerada a mulher mais bonita nos anos 60
Cindy Crawford , anos 90
a beleza atual - Gisele !

ilustração engraçada que retrata a mudança de padrões ao longo dos anos .

Hoje em dia o que nós temos é um padrão de magreza imposto desde que somoss crianças , com as nossas bonecas e desenhos , e constantemente depois "grandes" , nas revistas com mil fórmulas para emagercer e na televisão , somos bombardeados por mulheres 'perfeitas' . E é triste ver como esses padrões não só nos fazem sentir mal com o nosso físico , mas também destroem a valor de dentro que deveria ser o mais bonito . É completamente alienante .

Barbie , alienando nossas crianças desde 1959 (;

Bem , deveriamos parar pra pensar um pouco mais se nas mulheres que vemos é tudo natural , possível e saudável .. Todas elas são pessoas normais como nós , com defeitos , como nós ! Duvida ? Joga no google "famosas sem maquiagem" pra ver ! Por exemplo , na edição de setembro de 2009 da revista Glamour a super modelo Lizzie Miller foi fotografada do jeito como realmente é ( mais ou menos o título da matéria que a foto ilustrou ) e fez muito sucesso .
* Enquanto de um lado temos a ditadura da beleza , de outro existem muitas campanhas para desaraiga-la de nossas cabeças . A dove por exemplo , na campanha pela real beleza . É super legal com várias fotos e vários videos , mas o mais legal deles o Mauricio que me mostrou há muito tempo atraz e é o meu preferido ! Retomando o pensamento de que geralmente o perfeito que vemos é totalmente manipulado .


"Ó beleza , onde está tua verdade ?" - Willian Shaspeare

E quem disse que beleza é alguma coisa que alguém pode definir ou englobar em apenas um grupo de pessoas de tal jeito que é bonito ? O que é bonito pra mim pode não ser bonito pra você e vice versa . Aliaz , nem vou entrar em detalhes sober o que EU acho bonito , porque foge tanto do padrão que dá até um pouco de vergonha :x lálálá

Existe um projeto muito legal chamado The Ugly People Studio . Eles fotografam pessoas "normais" (ou não) do jeito que elas são , afinal essa é a beleza real da sociedade - as peculiaridades de cada um ! Afinal , já pensou se fosse todo mundo igual , que sem graça seria ?
Infelizmente por enquanto o blog não está no ar , mas dá pra conferir algumas fotos no site do Felipe Lopez , um dos idealizadores .
ugly people , apenas pessoas "comuns" .

E é exatamente por cada um ter um tipo diferente de corpo que não tem como estabelecer um PADRÃO . Cada um é do jeito que é !

diferentes formatos de corpos femininos - ampulheta , oval , retangular , pêra e triângulo invertido .

O meu é o ampulheta , e o seu ?
Pode ser ampulheta , pode ser um tipo diferente .. isso que me faz pensar - bonito é ser diferente ! E o importante é sentir-se bem consigo mesmo a despeito de tudo o que o padrão impõe , afinal isso nada mais é do que uma INDÚSTRIA cujo objetivo é te fazer sentir insatisfeito e nunca deixar de tentar ser bonito segundo a indústria deles , assim o lucro e a "brincadeira" nunca vão acabar ! Sabe aquelas crianças que se gabam de alguma brincadeira que é seletiva ?! - Eu posso brincar e você nã-ão :P hahaha é exatamente assim que eu me sinto , somos crianças bobas tentando participar de uma brincadeira excludente e sem graça ? Desse jeito melhor brincar sozinha de ser eu mesma .

Bom gente , por hoje é isso , vou me aprofundar mais em um assunto específico sobre beleza em uma postagem próxima e está na lista de espera também a seletiva das fotos que me mandaram pulando . Não esquece de mandar a sua logo tá !

"A beleza que seduz poucas vezes coincide com a beleza que faz apaixonar."

beijo !

3 comentários:

  1. Geo, vc poderia me falar a fonte que vc usou no cabeçalho do seu blog?
    Vlw

    Ah, e eu não tô conseguindo mandar as fotos, tá falando que vc precisa ser um contato já add. Heelp, quero muito ser sorteada.

    ResponderExcluir
  2. Esse é sem dúvida o seu melhor post, um post para refletir mesmo!!!
    Queria eu que a maioria das pessoas
    pensasse igual a você, mas infelizmente não pensam!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah... na época renascentista não existia celulite! exitia gordurinhas e isso significava saúde e "carne" Celulite é coisa muderna fiioo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...